Novos pontos de entrega de óleo usado são instalados em Bertioga

O óleo de cozinha é um item básico na mesa do brasileiro, em 2021, o consumo no Brasil foi estimado em mais de três bilhões de litros e sua coleta e destinação corretas trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. O produto é considerado um resíduo de alto valor e depois de reciclado, serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, artigos de higiene, tintas e até ração animal.


Diante deste cenário, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga promoveram a instalação de dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a destinação correta do óleo de cozinha pós-consumo e ações de educação ambiental para a população.


As iniciativas foram realizadas no âmbito do Óleo Sustentável – programa de caráter educativo, coordenado pela ABIOVE, que tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre o armazenamento e descarte adequados do óleo de cozinha usado.


Com visual lúdico e informativo, os novos PEVs de Bertioga possuem um formato de garrafa PET gigante e contam com instruções detalhadas para a realização do descarte correto do produto usado. A ideia é que, além de informar o passo a passo de como o óleo deve ser entregue, os pontos sejam atrativos visualmente, chamando a atenção de quem passa pelos locais.


Os PEVs foram instalados em duas localidades estratégicas: no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias "Seo" Leo, conhecido por sua pegada ambiental onde frequentemente acontecem atividades educativas com a população e alunos das escolas da região e, na própria Secretaria do Meio Ambiente, grande fomentadora da educação ambiental e destinação correta de resíduos.


Vale lembrar que os pontos são abertos ao público e que os moradores podem levar o óleo de cozinha pós-consumo nestes locais durante os horários de funcionamento. Todo o óleo entregue nesses PEVs será coletado pela cooperativa da região e posteriormente destinado de forma ambientalmente correta. Os endereços dos PEVs estão disponíveis no Diário Oficial publicado no site da Prefeitura e também constam na página do Óleo Sustentável.  


Saiba mais sobre a Secretaria do Meio Ambiente de Bertioga


Veja abaixo as fotos de ativação do PEV: 



ORGANIZADORES

EMPRESAS PARTICIPANTES