ÓLEO SUSTENTÁVEL

Programa de Coleta de Óleo de Cozinha




A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, entidade representativa das principais empresas dos setores de processamento de soja, refino de óleos vegetais e produção de biodiesel, e o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais – SINDOLEO, tem o prazer de divulgar a iniciativa setorial “Óleo Sustentável”, cujo objetivo é a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo à reciclagem desse resíduo.


As ações do Óleo Sustentável possuem caráter educativo para o consumidor e promovem a conscientização sobre o armazenamento e descarte corretos do óleo de cozinha usado nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs. O mapeamento destes locais para a entrega do óleo residual é fundamental para auxiliar o consumidor a conhecer qual o ponto mais próximo de sua residência.


A educação ambiental é uma das principais características do programa, pois conscientiza o consumidor a não despejar o óleo usado em locais inadequados, e esclarece sobre os benefícios da reciclagem do óleo para o meio ambiente e o bem-estar da população.


O novo site, lançado em dezembro de 2018, traz ainda boletins mensais com as ações de educação ambiental das empresas que participam da iniciativa, além de curiosidades sobre o uso do óleo de cozinha, vídeos educativos e reportagens sobre os destinos do óleo usado. Os vídeos incluem desde receitas para a fabricação do sabão caseiro biodegradável até o uso do óleo para fabricação de tintas e biodiesel.



ORGANIZADORES

EMPRESAS PARTICIPANTES