CAMPANHA

ÓLEO SUSTENTÁVEL NO VERÃO 2019

A Campanha “Óleo Sustentável no Verão”, realizada em Guarujá ao longo do mês de janeiro, alcançou mais de 500 mil pessoas com ações promocionais e publicidade.


Coordenada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com a Prefeitura do Guarujá e a Secretaria de Meio Ambiente do Município, a campanha teve como carro-chefe a montagem de estandes no calçadão e na praia e a inauguração de sete novos pontos de entrega de óleo em locais de grande circulação, que continuam abertos para a sociedade, totalizando 12 pontos na cidade.


A operação foi intensa. Durante os fins de semana do mês, promotores realizaram blitz na praia da Enseada, uma das mais movimentadas, abordando turistas e moradores com atividades de educação ambiental, orientação sobre descarte do óleo de cozinha usado e entrega de brindes funcionais. 


“Foram distribuídos brindes como funis para facilitar a separação do resíduo nas casas, cartilhas em formato de gibi para as crianças e sacolas biodegradáveis com informação dos pontos de entrega do óleo”, diz Cindy Moreira, coordenadora de Sustentabilidade da ABIOVE e a responsável pela ação.


A blitz nas praias e supermercados chamou a atenção dos cidadãos, que muitas vezes não faziam ideia de como descartar o óleo e tiveram contato com a informação pela primeira vez. Para apoiar a ação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, investiu em “busdoor” (painéis localizados na janela do fundo dos ônibus, visíveis para os carros e pedestres), em comerciais nas rádios e em cartazes, sempre com a informação do descarte correto do óleo.


“Aproveitamos o período de verão, quando o número de pessoas na cidade triplica, para ampliar o alcance do movimento, com o objetivo de transformar a reciclagem do produto em um hábito da população”, afirma Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente de Guarujá.


A campanha recebeu ampla cobertura da imprensa do litoral, ganhando destaque nas principais TVs da região como a TV Tribuna (Globo), TV Record Litoral e TV Guarujá. Foram, ainda, mais de 90 matérias nos jornais e na mídia online.


“A grande exposição na mídia mostra que conseguimos trazer uma discussão sadia para a sociedade, alertando as pessoas em relação às questões ambientais e a como destinar corretamente o óleo de cozinha usado”, afirma Cindy.



Projeto Óleo Sustentável


A ação realizada em Guarujá faz parte do projeto “Óleo Sustentável” desenvolvido pela ABIOVE em todo o estado de São Paulo, que já conta com 1.440 pontos de entrega, e tem o apoio das empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus.


O óleo coletado é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, e é destinado para a produção de biodiesel e como insumo para outras aplicações, incluindo a fabricação de tintas e sabão ecológico.



Confira as principais matérias sobre a Campanha “Óleo Sustentável no Verão”:


G1 Santos e região: ( Leia mais )

A Tribuna: ( Leia mais )

Diário do Litoral: ( Leia mais )

TV Tribuna: ( Leia mais )

TV Record Litoral: ( Leia mais )

TV Guarujá: ( Leia mais )

TV Terraviva: ( Leia mais )




ORGANIZADORES

EMPRESAS PARTICIPANTES