Sobre o programa em Mairinque

Cargill, por meio da marca Liza, apoia projeto Meio Ambiente nas escolas em Mairinque.




Presente no Município de Mairinque desde 2016, interior do estado de São Paulo, o projeto Meio Ambiente nas escolas, conta com o apoio da marca de óleos Liza e proporciona educação e conscientização ambiental em toda as escolas municipais da cidade.


O projeto prevê a atuação de uma educadora ambiental junto à coordenação pedagógica das escolas para garantir que a temática ambiental seja trabalhada transversalmente em sala de aula. Além disso, a educadora é responsável por conduzir projetos de sustentabilidade em cada uma das coletas.


Os resultados são muito diversos e ricos, algumas escolas organizam hortas de vegetais e leguminosas, outras fazem o levantamento e mapeamento de pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis no município, alguns grupos realizam pesquisas junto aos moradores de Mairinque para diagnosticar o nível de engajamento da população.


Além disso, todo o projeto prevê a coleta de óleo residual vegetal. Todas as escolas são pontos de coleta de óleo de cozinha usado, e parte do valor do óleo coletado é destinado para a APM das escolas e revertido em melhorias estruturais e até mesmo nos projetos ambientais conduzidos pelos alunos.


O objetivo do projeto é além de conscientizar crianças, jovens e adolescentes em idade escolar, difundir a ideia de que “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” para todo o município. Para isso, um grande plano de comunicação foi elaborado para convidar toa a cidade para participar do projeto, levando seu óleo de cozinha usado para as escolas.


Junto com a coleta de óleo nas escolas, são organizados eventos pontuais de coleta de óleo vegetal residual em troca de óleo Liza Soja novo. Esses eventos são sempre um sucesso e contam com a participação de centenas de pessoas. Nos últimos eventos realizados foram coletados mais de 5 mil litros de óleo de cozinha usado.


O Programa Ação Renove o Meio Ambiente, através da marca Liza em parceria com o Projeto Meio Ambiente nas escolas está tornando Mairinque um município referência para a coleta de óleo vegetal residual.


Site: http://institutoaua.org.br/programa-meio-ambiente-nas-escolas-mairinque/


ORGANIZADORES

EMPRESAS PARTICIPANTES