No dia 17 de agosto de 2022 foi veiculado na mídia Ecoa UOL uma matéria que expõe os impactos do descarte do óleo de cozinha usado, bem como como realizar a destinação correta, mencionando o Óleo Sustentável. Segue trecho abaixo:
“A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305 de 2010, não obriga os fabricantes e comerciantes de óleos comestíveis a implementarem logística reversa, procedimento em que empresas recolhem materiais depois do consumo para serem reaproveitados ou outra destinação adequada do ponto de vista ambiental. Mas alguns estados incluem o óleo no plano estadual de resíduos sólidos, exigindo dos fabricantes a logística reversa e estabelecendo metas de coleta.
Há uma série de iniciativas da indústria e de governos voltadas para a reciclagem do óleo e várias outras de cooperativas e projetos socioambientais. Entre essas iniciativas, está o programa Óleo Sustentável, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para promover a coleta e a reciclagem do resíduo.”
- Juliana Domingos de Lima
De Ecoa, em São Paulo
Além do apresentado acima, foram mencionados detalhes da criação do programa e sobre como encontrar os pontos de entrega voluntária mais próximo.